Como preparar jovens da periferia, profissionalmente e socioemocionalmente, para ingressar no mercado de trabalho tech?
Foi esse questionamento que uniu a Insight – Marcas Conscientes em parceria com o Projeto Social Prototipando a Quebrada na construção de um grupo de afinidade socioemocional com os jovens do programa. Para desenvolver habilidades de inteligência emocional os ajudando a enfrentar os desafios do mercado de trabalho de tecnologia e inovação.
O programa que leva inteligência emocional para jovens de periferia se preparando para ingressar no mercado de trabalho tech vem sendo conduzido nas unidades do PAQ em Florianópolis e Palhoça. Trazendo conversas sobre autoconhecimento de uma maneira descontraída e utilizando ferramentas do design e da psicologia para trabalhar o desenvolvimento de habilidades que promovam saúde mental e autoconhecimento pessoal e profissional.
A saúde mental no trabalho é um tema cada vez mais relevante e urgente, especialmente após a pandemia que trouxe novos desafios e incertezas para os profissionais. Esses fatores podem levar ao desenvolvimento de transtornos mentais como depressão, ansiedade e síndrome de burnout, que afetam não só a qualidade de vida dos trabalhadores, mas também a produtividade das empresas. De acordo com dados da OMS, a depressão e a ansiedade geram um custo estimado de 1 trilhão de dólares por ano à economia global. Além disso, uma pesquisa da ISMA-BR revela que 72% dos profissionais brasileiros sofrem com alguma sequela do estresse.
A iniciativa proposta pela parceria entre a Insight – Marcas Conscientes e o Projeto Social Prototipando a Quebrada, tem o objetivo de levar autoconhecimento para esses grupos de jovens. Buscamos ajudar a desenvolver ferramentas internas para lidar com os desafios de saúde mental e emocional no ambiente de trabalho. A construção do grupo de afinidade socioemocional com os participantes trouxe uma série de temáticas visando a preparação para ingressar nos seus primeiros empregos, trabalhando suas emoções, valores, autopercepção, comunicação, identidade, entre outras temáticas.
Yohanna Galvani, Co-fundadora do Prototipando a Quebrada, nos trouxe suas impressões do grupo de afinidade socioemocional conduzido em parceria com a Insight – Marcas Conscientes:
“Foram abertas várias portas, vários acessos dos jovens que eu ainda não conhecia, que não tinha nem ideia de que estavam ali. E que romperam essa barreira, pro grupo todo, então foi muito potente, foi muito forte”
Leonardo Martins, Sócio Co-fundador da Insight, acompanhou de perto o projeto facilitando os encontros:
Conhecer esses jovens, ver eles se abrindo, compartilhando e se permitindo entrar em contato com as emoções em um ambiente seguro é muito gratificante. Ver de perto o desenvolvimento de novos profissionais que vão chegar no mercado com ferramentas que vão trazer uma relação mais saudável com seu trabalho, traz mais esperança para a nossa sociedade. Desenvolver a humanidade em cada um, pra mim, é um passo pra construção de um mundo melhor”
A construção desse grupo de afinidade socioemocional tem nos mostrado o quão fundamental é o investimento das empresas em ações de promoção da saúde mental e emocional no trabalho. Assim, criando ambientes saudáveis, de respeito e autonomia. Essas ações trazem benefícios tanto para os trabalhadores quanto para as empresas, como redução da taxa de turnover e absenteísmo, aumento da produtividade e da criatividade, melhoria do clima organizacional e retenção de talentos.
Quer saber as vantagens de construir um grupo de afinidade socioemocional na sua empresa?
Nos envie uma mensagem