Preparando Emocionalmente Jovens para o Primeiro Emprego: Insight + PAQ

Como preparar jovens da periferia, profissionalmente e socioemocionalmente, para ingressar no mercado de trabalho tech?

Foi esse questionamento que uniu a Insight – Marcas Conscientes em parceria com o Projeto Social Prototipando a Quebrada na construção de um grupo de afinidade socioemocional com os jovens do programa. Para desenvolver habilidades de inteligência emocional os ajudando a enfrentar os desafios do mercado de trabalho de tecnologia e inovação.

Grupo com jovens do PAQ, Yohanna (Gestora de Comunidade PAQ) e Leonardo (Cofundador Insight Marcas Conscientes)

O programa que leva inteligência emocional para jovens de periferia se preparando para ingressar no mercado de trabalho tech vem sendo conduzido nas unidades do PAQ em Florianópolis e Palhoça. Trazendo conversas sobre autoconhecimento de uma maneira descontraída e utilizando ferramentas do design e da psicologia para trabalhar o desenvolvimento de habilidades que promovam saúde mental e autoconhecimento pessoal e profissional.

A saúde mental no trabalho é um tema cada vez mais relevante e urgente, especialmente após a pandemia que trouxe novos desafios e incertezas para os profissionais. Esses fatores podem levar ao desenvolvimento de transtornos mentais como depressão, ansiedade e síndrome de burnout, que afetam não só a qualidade de vida dos trabalhadores, mas também a produtividade das empresas. De acordo com dados da OMS, a depressão e a ansiedade geram um custo estimado de 1 trilhão de dólares por ano à economia global. Além disso, uma pesquisa da ISMA-BR revela que 72% dos profissionais brasileiros sofrem com alguma sequela do estresse.

Confira aqui como aconteceu o projeto e os encontros do grupo de afinidade socioemocional

A iniciativa proposta pela parceria entre a Insight – Marcas Conscientes e o Projeto Social Prototipando a Quebrada, tem o objetivo de levar autoconhecimento para esses grupos de jovens. Buscamos ajudar a desenvolver ferramentas internas para lidar com os desafios de saúde mental e emocional no ambiente de trabalho. A construção do grupo de afinidade socioemocional com os participantes trouxe uma série de temáticas visando a preparação para ingressar nos seus primeiros empregos, trabalhando suas emoções, valores, autopercepção, comunicação, identidade, entre outras temáticas.

Yohanna Galvani, Co-fundadora do Prototipando a Quebrada, nos trouxe suas impressões do grupo de afinidade socioemocional conduzido em parceria com a Insight – Marcas Conscientes:

“Foram abertas várias portas, vários acessos dos jovens que eu ainda não conhecia, que não tinha nem ideia de que estavam ali. E que romperam essa barreira, pro grupo todo, então foi muito potente, foi muito forte”

Grupo conduzido por Leonardo (Cofundador Insight Marcas Conscientes) e Yohanna (Gestora de Comunidade PAQ) com Jovens do PAQ na Acate, Primavera Garden, em Florianópolis

Leonardo Martins, Sócio Co-fundador da Insight, acompanhou de perto o projeto facilitando os encontros:

Conhecer esses jovens, ver eles se abrindo, compartilhando e se permitindo entrar em contato com as emoções em um ambiente seguro é muito gratificante. Ver de perto o desenvolvimento de novos profissionais que vão chegar no mercado com ferramentas que vão trazer uma relação mais saudável com seu trabalho, traz mais esperança para a nossa sociedade. Desenvolver a humanidade em cada um, pra mim, é um passo pra construção de um mundo melhor”

A construção desse grupo de afinidade socioemocional tem nos mostrado o quão fundamental é o investimento das empresas em ações de promoção da saúde mental e emocional no trabalho. Assim, criando ambientes saudáveis, de respeito e autonomia. Essas ações trazem benefícios tanto para os trabalhadores quanto para as empresas, como redução da taxa de turnover e absenteísmo, aumento da produtividade e da criatividade, melhoria do clima organizacional e retenção de talentos.


Quer saber as vantagens de construir um grupo de afinidade socioemocional na sua empresa? 
Nos envie uma mensagem

Compartilhe
ARTIGOS RELACIONADOS

Você também vai gostar de ler

COMENTÁRIOS

Qual sua opinião?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *